Vem sendo muito inspirador, para mim, o significado de meditare sati, ou seja, voltar-se para o próprio centro, para o próprio interior, com atenção plena.
Tornar-me praticante e, posteriormente, instrutor sênior de meditação mindfulness, pelo MTI – Mindfulness Trainings Internacional, orientado pelo Lama Jangchub Reid, tem sido uma das experiências mais enriquecedoras da minha vida toda, até agora!
- Andar mais devagar e a fazer mais silêncios.
- Ouvir mais, falar menos.
- Aprender a “degustar” mais os sabores, os cheiros e os sons, os detalhes sutis do que enxergam meus olhos.
- Controlar mais meus impulsos, a regular mais minhas emoções, a perceber a presença de sentimentos e pensamentos errantes e, assim, poder acolhê-los e, simplesmente, deixar passar, consciente de que os mesmos não são a realidade mas, apenas, eventos mentais.
- Inspirar e expirar conscientemente, descobrindo e redescobrindo, cotidianamente, o encanto pela vitalidade que se expressa em todo o meu ser!

Educacionalmente, Mindfulness abriu-me as portas para o compartilhamento das práticas com tantas pessoas que, como eu, também sofrem de dores crônicas e pela dor do stress, da ansiedade e de suas consequências.
Através de aulas, palestras e cursos para estudantes, pais, professores e outros profissionais, aos poucos, mais e mais pessoas passam a usufruir dos benefícios das práticas regulares de Mindfulness:
- Os dados indicam que tais práticas podem nos ajudar a tratar o stress, a ansiedade e estados depressivos, influenciando, assim, nossa saúde psicológica de muitas formas positivas. Também podem seu úteis para abandonar tendências ao pensamento negativo, melhorando a qualidade de vida e aumentando a autoestima e o equilíbrio emocional. Igualmente, pode nos ajudar a aguçar a atenção, concentração e memória.
- Dados assinalam que as práticas de Mindfulness podem exercer um papel muito importante no momento de cuidar da saúde física, já que reforça o sistema imunológico, prevenindo ampla gama de doenças comuns e debilitadoras, incluindo dores crônicas, câncer e diabetes.
- Estudos demonstram que tais práticas regulares ajudam a controlar desordens alimentares, a melhorar a qualidade do sono e conseguir o equilíbrio e autorregulação das emoções.
- A ciência sugere que praticar Mindfulness pode fazer com que o relacionamento com os outros se torne mais efetivo: relações mais alegres, empáticas e compassivas.
E se você também quiser colher estes benefícios para a sua vida pessoal e profissional, conheça os cursos disponíveis para iniciantes em Mindfulness: